22 coisas que aprendi com 22 anos



Olá leitores!

Faz tempo que não posto um texto autoral ou alguma reflexão e como hoje é meu aniversário nada melhor do que trazer alguns ensinamentos para vocês, não é mesmo ?
Sou uma pessoa que observa e reflete demais sobre as coisas ao meu redor e por isso acabo guardando muitos aprendizados, com esse post pretendo repassar tudo o que fica pipocando em minha mente.

Então pega seu doce favorito e vem comemorar meus 22 anos junto comigo!


1. Nunca confie em informações vindas de outras pessoas.

Aprendi isso não só na faculdade de Jornalismo, mas também durante a vida. Por exemplo, se um colega diz que ouviu falarem que não vai ter prova tal dia, pergunte direto ao professor, afinal é ele quem vai afirmar se vai ter prova ou não. Vá direto à fonte e nunca fique apenas no "achismo", pois isso pode te prejudicar de alguma forma!

2. Faça o que você sente vontade de fazer.

Se te pedem para fazer algo, mas você se sente desconfortável, simplesmente não faça, afinal ninguém é obrigado a nada, não é mesmo ?

3. Não tem problema em sair da sua zona de conforto às vezes.

Quem me conhece sabe que sou uma pessoa muito tímida e tenho medo de me arriscar e de fazer coisas diferentes, mas ouvi de outras pessoas que não tem problema nenhum em sair da minha zona de conforto. Segui esse conselho e comecei a fazer coisas que nunca imaginaria em fazer, como por exemplo ir em uma balada! (risos)

4. Não saia gastando seu salário logo de uma vez.

Sempre que você receber seu salário, guarde pelo menos uns R$50,00 todo mês (ou menos), assim você terá dinheiro para fazer um intercâmbio ou comprar algo que queira muito. Claro que você deverá fazer isso se sobrar, afinal todos tem que pagar boletos! Mas, se puder, economize!

5. Aprenda a dizer não.

Se você odeia que mexam em suas coisas, odeia que entrem em seu quarto sem permissão ou odeia emprestar seus livros, está tudo bem em dizer não. Você não é obrigado(a) a fazer algo que não queira apenas para satisfazer as outras pessoas, é essencial que você pense em si mesmo também. 

6. Decore seu quarto com o que você já tem em casa.

Se você quer um quarto com a sua cara e fica horas no Pinterest olhando aqueles quartos maravilhosos cheio de coisas bonitas e caras, não precisa se desesperar, pois você pode decorá-lo com o que você já tem. Na internet está cheio de dicas de como reutilizar objetos e decorar não só seu quarto, mas a casa toda sem gastar uma fortuna.
Eu, inclusive, já fiquei querendo coisas legais e diferentes no meu quarto, mas percebi que não preciso gastar muito para deixá-lo com a minha cara!

Foto: Divulgação
7. Não corra atrás de quem não faz o mesmo por você.
Isso vale tanto para relacionamentos amorosos, como também para amizades. Se você faz de tudo para a pessoa e sempre a chama para fazer alguma coisa, mas não é recíproco ou ela inventa desculpas esfarrapadas para não estar com você, talvez esteja na hora de parar com isso, afinal pode te prejudicar e você com certeza merece alguém melhor e que faça o mesmo por você.

8. Se você não conseguir fazer tudo hoje, não tem problema em deixar para amanhã.

Eu sei, você deve estar pensando: "mas e se algo acontecer comigo amanhã ? Nós nunca sabemos o que irá acontecer amanhã!" Você tem razão, mas o que eu quero dizer é que se você não tem um prazo para cumprir, não precisa ter pressa em fazer suas coisas, exceto, é claro, quando você tem um trabalho para entregar na escola/faculdade ou algo do seu emprego, aí não tem como fazer depois, né ?

9. Nunca faça 10 disciplinas da faculdade em um semestre só.

Isso eu tive que aprender sozinha e de um jeito bem ruim: no quarto semestre da faculdade me matriculei nas 10 disciplinas que estavam no currículo e de tanto me estressar com os trabalhos e as provas (além de problemas pessoais) acabei contraindo gastrite e passando mal no final do semestre, então eu sempre digo para as pessoas: se puderem, nunca peguem mais de 7 disciplinas de uma vez!

10. Se não consegue fazer as coisas do jeito certo, improvise.

Eu sempre digo que umas das características que os brasileiros tem é de improvisar! Então, se você não consegue seguir como o planejado, tente improvisar, mas nunca, jamais desista de fazer!
11. Não tem problema em não gostar de uma pessoa, mas saiba respeitá-la.
Tem algumas pessoas na minha família que eu não gosto muito, pois sei que elas não gostam de mim também, mas aprendi a ter educação, então quando as vejo tento ser o mais educada possível, assim podemos mostrar que somos diferentes dessas pessoas e que podemos seguir com nossa vida.

12. Se alguém te criticar por algo que você não é, simplesmente não ligue, afinal você sabe a verdade.

Se te criticam por ser vulgar ou por ser preguiçosa, mas você não é, simplesmente siga o baile, afinal você sabe a sua verdade e é o que importa!

13. Não precisa se preocupar com tudo.

Relaxe um pouco! A vida é muito curta para você viver estressado(a) com coisas desnecessárias, além de que você pode ficar doente se continuar se preocupando demais. E como minha mãe sempre diz: saúde em primeiro lugar!

14. Diálogo é o básico, mas é essencial.

Dialogue, fale com as pessoas, diga o que você sente, o que você precisa, o que pode fazer e o que não pode, avise! Eu falo isso porque algumas pessoas não avisam as coisas e depois ficam reclamando. Saiba que ninguém é vidente, então converse e deixem elas saberem do que você precisa!

15. Visite seus amigos ou parentes que moram longe de você.

Vocês sabem que a vida é muito curta para não estarmos perto de quem a gente ama, não é mesmo ? Então, se você tem um tempo sobrando, visite os parentes que você gosta (não somente no final do ano, ok ?) e seus amigos que moram longe. Matar a saudade e colocar as fofocas em dia faz bem para a saúde, sim!

Foto: Divulgação
16. Saia com as pessoas que você gosta, nem que seja para ir tomar um sorvete e ficar olhando um para o outro.

Eu amo ficar em casa, mas aprendi que sair às vezes também é legal, ainda mais se for com pessoas que eu gosto e que me fazem sorrir, isso me distrai e não me deixa pensar bobagens que possa me entristecer.

17. Não fique muito tempo no celular enquanto você está com as pessoas que você gosta. Socialize!

Estamos em uma era onde o mundo está na palma da nossa mão, o que pode acabar nos afastando das interações humanas. Se você está com seus amigos, converse com eles, nem que seja algo bobo, mas evite ficar apenas no celular. A vida é feita de momentos, então aproveite para conversar e fazer coisas loucas com seus amigos, pois como eu disse no tópico 15, a vida é muito curta para não estarmos perto de quem a gente gosta!

18. Se não tem ninguém para sair com você, saia sozinho(a)!

Se você convidou todo mundo para os roles, mas ninguém quer ir, vá sozinho(a)! Aprenda a se divertir e a se amar sem precisar de outras pessoas.
Aprendi isso ainda no terceiro ano do ensino médio, onde tive que fazer/apresentar trabalhos e andar pela escola sozinha, e acabei percebendo que eu posso sim ser minha melhor amiga e que consigo fazer as coisas por mim mesma.
Claro que é ótimo ter alguém para te fazer companhia, mas se não tiver, você pode fazer tudo você mesmo(a)!

19. Beba muita água!

Acho que tomo mundo sabe que água é importante, então beba muita água, o máximo que conseguir, assim você fica saudável e com a pele bonita!

20. Não tem necessidade de guardar rancor das pessoas por coisas fúteis.

Um dos maiores ensinamentos que tive durante meus 21 anos! Quando criança, eu brigava muito com meus amiguinhos, pois tinha ciúmes deles e, como uma típica canceriana que sou, guardava muito rancor disso e ficava dias sem falar com eles. O que era ridículo, eu sei. Aprendi que isso é coisa de criança e quando entrei para a faculdade (lá em 2014) prometi para mim mesma que nunca mais faria o mesmo. E estou conseguindo manter minha promessa!

21. Seja gentil.
É algo óbvio, mas mesmo assim as pessoas esquecem. Vivemos em um mundo onde qualquer besteira é motivo de briga, então ao invés de brigar, vamos todos ser gentis e nos amar!

22. E para finalizar: a vida não é complicada, são as pessoas que dificultam tudo!

Esse é o lema que levo sempre comigo! As coisas são fáceis, mas sempre tem alguém para complicar tudo! As pessoas são assim mesmo, e eu, inclusive, também sou uma pessoa um pouco difícil, também tenho meus defeitos, mas o que nos resta é respirar fundo e ter muita paciência!

É com esses pequenos conselhos que eu desejo à mim mesma um Feliz Aniversário e que eu possa passar mais aniversários com vocês! Agradeço de coração por cada visita, curtida, compartilhamento e comentário <3

Espero que tenham gostado!

Beijos e até a próxima <3

16 comentários:

  1. Com toda certeza são ótimos aprendizados e que só vão fazer a sua vida melhor! Se aos 22 já está assim, imagina no futuro? <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, espero que no futuro eu tenha mais aprendizados como esses!
      Obrigada pelo comentário! Volte sempre :)

      Excluir
  2. Adorei os seus aprendizados. Meus parabéns!
    Bom final de semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Meus parabéns, que estes aprendizados sejam para toda a sua vida e que esse novo ano adicionado seja de experiências boas, se ocorrer alguma experiência ruim é por que tem algum aprendizado, mas quero que você seja feliz hoje e sempre.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Com certeza, a vida é cheia de ensinamentos!

      Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre :)

      Excluir
  4. Adorei as suas reflexões, temos tanto a aprender nesta vida que se tirarmos um pouquinho para pensar naquilo em que podemos melhorar vale sempre a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! Concordo com você!

      Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre :)

      Excluir
  5. Amei as reflexões... pratico há algum tempo a maioria delas, embora na faculdade eu tenha feito todas as disciplinas do meu curso e mais algumas. Estudava em período integral e me divertia muito com as descobertas. hoje, eu acho que estava surtada naquela época. kkkkkkkkkkkkk
    Mas eu sobrevivi. E quanto a não gostar de pessoas, isso eu pratico com alguma facilidade também. Tem várias que não gosto, mas guardo para mim e exibo meu melhor sorriso, porque já sei que não sou boa em fingir.

    bacio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Nunca faça muitas disciplinas na faculdade senão você surta!
      Fico feliz em saber que pratica algumas dessas coisas também!

      Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre :)

      Excluir
  6. Parabéns, grandes aprendizados, estarei seguindo principalmente o número 4 hahaha! O número 20 é um grande desafio para a escorpiana que vive em mim, mas estou no caminho. O post ficou excelente. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá na hora de ser menos rancorosa hein! HSAUHSUAHS

      Fico feliz que tenha gostado <3

      Excluir
  7. Oi, Monique tudo bom? Primeiro quero lhe desejar um feliz aniversário e tudo de bom em sua vida, sabe! Gostei muito de suas reflexões algumas delas demorei a aprender e só conseguir colocar em prática há poucos anos atrás, eu gosto bastante de refletir minhas ações e pensar em coisas para por em prática em nossa vida, até mesmo essa questão de sair da zona de conforto tenho colocado em prática também e me permitindo a conhecer outros lados de minha pessoa, amei de verdade e me identifiquei muito com as coisas que você escreveu bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada!
      Fico feliz que tenha se identificado com algumas coisas do post, de verdade!

      Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre que puder :)

      Excluir
  8. Parabéns querida Monique!!
    Felicidades hoje e sempre!!
    Eu trouxe cupcakes para nós e vamos brindar com champanhe, o momento pede! Tim tim.
    Adorei as dicas e seu post. Preciso diminuir o celular...
    Beijão querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Felicidades para você também!
      Super aceito esse presente!

      Obrigada pelo seu comentário! Volte sempre que puder :)

      Excluir

Muito obrigada pela sua visita! Vou amar ler seu comentário!
Se possível, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita! Beijos e volte sempre :)

® Inverno de 1996 | Layout por A Design