Coisas que aprendi durante a faculdade



Olá leitores! Não sei se vocês sabem, mas no final de 2018 apresentei meu TCC e terminei a faculdade de Jornalismo.
Foram quatro anos e meio indo e voltando de ônibus, com duas horas de ida e duas horas de volta quase todos os dias da semana. Me estressei muito, passei muitos perrengues, fiquei com vontade de desistir, mas acho que no final tudo isso valeu a pena e ainda me rendeu muitas histórias e muitos aprendizados! Foi por isso que decidi fazer esse post, para mostrar a vocês dez coisas que aprendi durante meu período na faculdade, que começou no segundo semestre de 2014 e terminou no segundo semestre de 2018.

Então vem comigo saber quais aprendizados eu tive na faculdade!

1. É cada um por si!
Infelizmente é assim mesmo! Você pode fazer muuuitos amigos, mas as notas são individuais e o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é individual também, então por mais que você tenha feito amizades, cada um vai seguir seu caminho e fazer seus trabalhos. 

2. Você tem que correr atrás das suas coisas.
Faltou aula ? Tem que pedir a matéria para alguém. Não sabe o dia de renovar o Prouni ou aditar o FIES, tem que procurar nos sites ou perguntar para alguém. Claro, que às vezes seus amigos podem lhe avisar, mas na maioria da vezes, é você quem tem que correr atrás das coisas.

3. Amadurecimento
Talvez nos primeiros semestres você ainda continue a mesma pessoa, mas com o passar do tempo as coisas vão mudando e você consegue perceber o mundo de um jeito diferente, afinal faculdade exige responsabilidade e isso nos amadurece. Pelo menos foi o que aconteceu comigo e com algumas pessoas que conheço!

4. Colegas que não ajudam a fazer os trabalhos
Isso geralmente acontece desde a escola, então se você terminou o ensino médio e acha que na faculdade as coisas serão diferentes, sinto muito em lhe informar, mas infelizmente será a mesma coisa =/

5. Colegas que competem entre si
Isso é típico! Como eu fazia Jornalismo, nos trabalhos que envolviam Telejornalismo, alguns colegas queriam aparecer "na televisão" mais que os outros e na sala de aula sempre faziam aquelas perguntas óbvias para o professor com o intuito de chamar a atenção. Infelizmente isso é algo normal e que acontece em todos os lugares.

6. Resistência em andar de ônibus
Ando de ônibus desde que nasci, praticamente. Desde coletivos urbanos até intermunicipais, mas nunca andei tanto de ônibus quanto nesses quatro anos e meio de faculdade! Como eu estudava em uma cidade à mais ou menos 114 km de onde moro, tive que ir e voltar de ônibus, o qual era vinculado à uma associação de estudantes. Eram duas horas de ida e duas horas de volta, saía às 16h50 da tarde e voltava mais ou menos às 00h30. Nos primeiros semestres eu fazia todas as disciplinas, que eram de segunda a sexta à noite, mais o sábado de manhã, porém nos últimos semestres deixei algumas disciplinas pra trás e ia poucos dias na semana.
Com tudo isso desenvolvi gastrite leve e descobri que tenho refluxo gastroesofágico, então tive que aprender a andar em um ônibus quatro horas por dia. Acabei desenvolvendo uma certa "resistência", o que pode me ajudar no futuro também! Sem contar as inúmeras histórias e perrengues que sofri nessas idas e vindas hahaha

7. Por mais que tenham pessoas ruins também existem pessoas legais
Todo mundo reclama das pessoas ruins na faculdade, mas quase nunca vejo enaltecerem as pessoas boas! Durante minha faculdade conheci várias pessoas legais, desde os próprios funcionários da instituição até alguns colegas, os quais levarei pra sempre comigo e que me ajudaram muito, desde trabalhos de aula quanto conselhos e conversas!
Você pode ficar tranquilo(a), pois por mais que tenham pessoas ruins e competidoras nas faculdades, sempre terão pessoas dispostas a te ajudar <3


Imagem: Reprodução
8. Cuidar mais da saúde
Como mencionei anteriormente, desenvolvi gastrite leve e descobri que tenho refluxo gastroesofágico. Teve um semestre que fiz todas as disciplinas da matriz curricular do meu curso, que no caso eram dez. Não deu outra: teve um dia que passei muito mal (sorte que estava em casa) e tive que ir no Plantão do Hospital de minha cidade. Dias depois fiz endoscopia e meu diagnóstico foi a tal gastrite e o tal refluxo (que eu já vinha sentido os sintomas à alguns anos). Fiz tratamento e hoje já estou melhor, por isso sempre digo: priorizem sua saúde, tanto física quanto mental (essa principalmente!). Não se cobre tanto e tenha consciência de que não precisa ter pressa para fazer tudo, faça conforme o seu tempo e suas limitações, afinal sem saúde não conseguimos fazer nada!

9. Dependendo do curso não precisa usar muitos materiais
Lembro que passei uma parte do ensino fundamental e todo o ensino médio usando fichários e fazendo coleção de folhas decoradas (de fichário e caderno) e depois que me matriculei na faculdade, minha ideia era usar fichário lá também, porém comprei as folhas e optei por levá-las sem o fichário. Logo na primeira semana a Universidade nos deu um caderno - eles sempre fornecem um caderno da própria Universidade gratuitamente para os alunos no começo do ano - e eu também percebi que não iríamos utilizar tantos materiais para as aulas, no máximo caneta, lápis, borracha e corretivo, então acabei desistindo de usar o fichário!
Claro que isso foi no meu curso, mas pode ser que se você for fazer Arquitetura ou Artes Visuais, acabe precisando de mais materiais!

10. Não desistir 
E para finalizar: durante a faculdade aprendi à não desistir!
Durante esses quatros anos e meio fiquei com muuuita vontade de desistir várias vezes, tanto pela dúvida de ter escolhido o curso certo, quanto por problemas pessoais que acabaram me afetando psicologicamente. Mas minha mãe nunca me deixou desistir e agradeço muito a ela por isso!
Aprendi que se comecei algo, tenho que terminar e que por mais que eu não me dê bem em algumas áreas do Jornalismo, tem outras que gosto muito e que pretendo me aperfeiçoar mais. Nenhum curso é 100% perfeito e do jeito que a gente imagina, mas talvez isso seja bom para nós aprendermos à não desistir!
(Exceção é claro, quando você não tem nada a ver com seu curso, aí tudo bem em querer trocar.) 


É isso gente, espero que tenham gostado!

Se você também fez faculdade e aprendeu algumas lições que não estão listadas aqui ou concorda/discorda de alguma, me conta aqui nos comentários, vou adorar saber!

Beijos e até a próxima <3

Acompanhe o blog nas redes sociais!

11 comentários:

  1. Bonjour, miss Monique!
    Faço jornalismo também e foi muito bom ler seu post agora. Estou indo para o terceiro ano, ter uma visão de quem já se formou, ainda mais recentemente, é muito interessante para mim, pois me fez entender que não sou só eu que penso dessa forma.
    Muitos dos pontos que você levantou, eu concordo 100%! Principalmente na parte de morar longe da faculdade e ter de enfrentar horas de transporte, mas também no individualismo que o nosso curso nos impõe e no controle maior das emoções.
    Parabéns por sua formatura! Que Deus a abençoe na sua nova jornada à partir de agora. Beijos açucarados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Fico feliz que tenha gostado do post e de que concorda com a maioria das coisas que listei!
      Obrigada e te desejo muito sucesso também!

      Beijos e volte sempre :)

      Excluir
  2. Realmente, a faculdade é uma época em que aprendemos demais, não só nos livros, mas no meio em que convivemos. É muito egoísmo, maldades por parte de algumas pessoas, mas também há aquelas que nos ajudam nos momento delicados. Agora vamos ver se no mercado de trabalho elas se darão bem usando dessas táticas. O bom de tudo e olhar para trás e ver que todas essas dificuldades que você passou valeu a pena, pois está formada, é uma jornalista!!! Parabéns e muito sucesso em sua nova carreira.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo! Aprendemos muito mais observando as pessoas, e acho que isso acontece desde sempre...è cada um por si...Triste, mas, também aprendemos que podemos ser diferente e no meio de tudo isso também conhecemos pessoas especiais!
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Já faz uns bons anos que eu terminei a faculdade, mas eu concordo com a maioria das coisas que você escreveu. Na minha faculdade não tinha essa coisa de competição não, e olha que eu fiz engenharia, onde dizem que todo mundo quer ser melhor que o outro. Mas na minha turma isso não aconteceu. Claro que teve algumas briguinhas aqui e ali, mas a maioria por motivos pessoais mesmo. E também a questão de ter colegas que não ajudam, nunca aconteceu, o pessoal era bem dedicado. E essa questão do uso do material, realmente algumas disciplinas eu mal usava o caderno mas em outras, era caderno, apostila, livros, calculadora, marca texto e por aí vai. Muito legal o post, porque antes de entrar na faculdade a gente não tem nenhuma ideia de como vai ser, sempre bom receber umas dicas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu post pois pretendo cursar Jornalismo esse ano. Como já fiz outra faculdade, reconheci muitos desses problemas e agradeço por algumas dicas que apareceram. É muito chato isso de ter pessoas que não fazem trabalho ou que querem aparecer. Faculdade tem tudo para ser um local maravilhoso, mas algumas pessoas fazem questão de estragar. Essa do trabalho é a que eu menos entendo porque, teoricamente, a pessoa está na faculdade porque ela quer.

    ResponderExcluir
  6. A faculdade é um ensino para a vida mesmo. Até hoje me lembro dos meus anos na faculdade.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  7. Puxa, só posso te desejar muito sucesso e lhe dar os parabéns! De fato é uma vitória! Necessitamos aprender a ter responsabilidades, cumprir metas e amadurecer. Não desistir é primordial! Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa sei bem como e isso, fiz Publicidade meu TCC foi em grupo o que acho até um pouco pior levando em consideração que todo mundo trabalha fica difícil conciliar vida social com a faculdade. E com isso as brigas eram demais foi essa coisa de um querer aparecer mais que o outro. Graças a Deus terminei hahahahah

    Aceita Café?

    ResponderExcluir

Muito obrigada pela sua visita! Vou amar ler seu comentário!
Se possível, deixe o link do seu blog para que eu possa retribuir a visita! Beijos e volte sempre :)

® Inverno de 1996 | Layout por A Design