Descobri uma nova paixão: a fotografia



Desde criança minha mãe tirava fotos de mim com sua câmera analógica. Tenho mais ou menos uns 30 álbuns cheio de fotos minhas e das viagens que a gente fazia. São fotos tiradas desde que nasci até minha pré-adolescência. Agradeço a ela por tirar fotos minhas, afinal é sempre bom ter recordações nossas, principalmente de quando somos crianças, pois caso a gente esqueça de algo, podemos olhar as fotos e relembrar.


Eu pequena na neve aqui na minha cidade :)
Minha mãe comprou a nossa primeira câmera compacta em 2008, bem quando elas começaram a fazer sucesso por aqui. Lembro de ter ficado muuuuito feliz, pois sempre gostei de tirar foto e agora poderia fotografar com uma câmera só minha e ainda ver as fotos direto no visor. 
Em 2009 ganhei um celular que batia foto, pois até então eu tinha celulares que não tiravam foto. Ganhei esse modelo de celular. A câmera não era das melhores, mas para mim era o suficiente. Com a câmera compacta e o celular, tirava várias selfies, além de fotos aleatórias de objetos meus.


Em 2013, comprei meu primeiro celular touch screen. Era um Samsung Galaxy Ace super simples e pequeno, mas fiquei muito feliz em comprá-lo! A câmera era um pouco melhor do que a do meu celular antigo, então estava satisfeita. 
Como a câmera compacta que eu tinha era com pilhas (recarregáveis), ela começou a não querer funcionar direito, então fui deixando ela de lado e usando mais o celular para fotografar.


Foto tirada com o Samsung Galaxy Ace

No final de 2014, comprei um iPhone e uma câmera ultra zoom. Agora sim estava mais feliz ainda, pois poderia tirar fotos com mais qualidade. Até hoje utilizo os dois para fotografar.

Entrei na faculdade de Jornalismo no segundo semestre de 2014. No ano seguinte tive uma disciplina chamada Fotojornalismo. Nessa disciplina o professor ensinou o básico da fotografia (velocidade de obturador, abertura do diafragma, ISO) e sua história. Também aprendemos a mexer nas câmeras que tem lá, as quais são profissionais. Lembro de estar me sentindo tão feliz, pois finalmente aprendi a fotografar de fato e ainda ter a chance de manusear um câmera profissional! 

A partir daí comecei a fotografar mais e também a fazer um curso de fotografia em minha cidade. Peguei emprestada a câmera da faculdade, peguei meu iPhone e minha câmera ultra zoom e saí fotografando pessoas, objetos, flores e árvores. 


Foto tirada por minha colega <3
Hoje penso que se não tivesse começado a faculdade de Jornalismo, essa "chama" que acendeu dentro de mim quando aprendi o básico da fotografia, não teria acontecido. E eu também não teria descoberto essa nova paixão.

Nunca fui boa em exatas, nem em biologia e nada do tipo. Nem desenhar eu sei. Então a única coisa que sei fazer e gosto, além de escrever, é fotografar. Pois fotografia é uma arte, é como transmitimos o que estamos vendo e sentindo, além de poder inspirar pessoas, através de um simples clique. Como sempre fui uma garota tímida, descobri na fotografia um jeito de me expressar.

Ainda estou aprendendo e praticando. Não me considero uma fotógrafa ainda, pois por enquanto é apenas um hobby. Mas talvez algum dia eu transforme esse hobby/paixão em trabalho.

(Se você tem interesse em ver as fotos que tirei durante esses anos, acesse meu Flickr clicando AQUI.)

E você ? Tem algum hobby ou alguma paixão que descobriu com o tempo ? Se sim, me conte nos comentários!

Espero que tenham gostado!

Até a próxima <3

8 comentários:

  1. Amo registrar os melhores momentos, natureza, e tudo mais.
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Monique! Tudo bem?

    É muito bom quando descobrimos habilidades novas, e você fez uma ótima escolha, assim como a escrita a fotografia também é uma atividade libertadora, ela abre nossos olhos para enxergar as coisas sobre novas perspectivas e revela um pouco de nós mesmos, como um exercício de autoconhecimento. Desejo que desenvolva muito essa habilidade e nos presenteie com o seu olhar sobre o mundo. Obrigado por compartilhar!

    Curti muito seu blog e seu texto, parabéns um abraço! :)

    André Sarti - Ideias em Movimento
    http://andresarti.com.br/blog/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Monique! Linda história a sua na fotografia. Para mim, foto é um registro precioso daquilo que vivemos. Eu lamento não ter quase nenhuma de qdo era criança. Desejo sucesso para você em sua esxolha profissional e muitas alegrias nesse hobby maravilhoso. Bjs.

    Mania de Organizar e Viver Saudável

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que post lindo! Eu adoro fotografar. Amo fotografia.
    Siga com essa paixão. Beijos!
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Monique, tudo bem? Ah, senti tanta nostalgia ao ler o seu post. Desde que era criança nós tivemos câmera em casa, antes eu gostava de fazer pose mas hoje gosto de ficar do outro lado da câmera rs A primeira que ganhei foi aos 13 anos uma analógica Yashica amava aquela câmera e vivia comigo. Com o tempo fui trocando, e hoje meu "bebê" é uma Canon também. Sou apaixonada por ela. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  6. Fico muito triste por ter poucas fotos da minha infância, apesar de entender que meus pais tinham pouca condição financeira na época e ter fotos era algo difícil. Não sou muito boa em fotografias, então admiro quem tem esse dom e consegue se expressar através das fotografias. Então meus parabéns pelas lindas fotos.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu mesmo formada em Fotografia, ainda não me considero uma fotógrafa profissional, pois eu acredito que a profissão vai muito além de ter um diploma. A busca constante por aperfeiçoamento e conhecimento são pontos chaves para ter a fotografia como profissão. Se você ama o que faz invista com força, que tudo vai dar certo.


    Relíquias da Lara
    Vem participar do sorteio que está rolando!

    ResponderExcluir
  8. Oi Monique! Que legal sua trajetória com a fotografia! Também adoro ter mutias fotos que quando éramos crianças, meu pai tirava muitas e é um bom hábito, faz a gente ver coisas tão legais as quais muitas vezes sequer nos lembramos!
    Acho que minha trajetória com a fotografia é algo semelhante à sua. Eu sempre gostei de tirar uma foto aqui e outra ali, mas o que me deu um gás para começar a tirar mais fotos e melhorar na forma de fazer isso foi quando comecei a colecionar bonecas. Daí eu sempre queria fazer foto delas e tinha todo aquele lance de pensar na luminosidade, posição, ângulo e tals. Tô longe de ser profissional, mas super quero fazer um curso para aperfeiçoar a fotografia. Só que eu ainda tiro fotos só com o celular, porque não tenho câmera! ehehe Então preciso de uma câmera antes de pensar em um curso! <3
    Adorei o post! A fotografia é mesmo uma linda forma de expressão e uma excelente paixão a se ter! <3
    xoxo

    ResponderExcluir

® Inverno de 1996 | Layout por A Design