Afinal, o que é ser brasileiro ?

Será que ser brasileiro é apenas ir no jogo da seleção brasileira, gritar, cantar o hino nacional e se enrolar na bandeira ? Será que é pegar uma vuvuzela e sair fazendo barulho pelas ruas ? Será que é pintar o rosto de tinta verde e amarela e dizer que o Brasil vai ganhar ? Será que é vestir uma camiseta com o logo da seleção e ficar gritando "VAI BRASIL!" ? 

Imagem by We Heart It
Desde pequena eu aprendi que fazer essas coisas, era ter orgulho de ser brasileira, porém com o tempo fui percebendo que não é bem assim. Passamos o ano inteiro reclamando de que o governo é corrupto; de que tem que levantar cedo para ir trabalhar; de que o Brasil não tem cultura; de que o Brasil é isso e aquilo ... Mas, quando estão lá assistindo a partida de futebol, não reclamam de nada, apenas cobram dos jogadores e se dizem ter orgulho de serem brasileiros.

Imagem by We Heart It

Brasileiro é aquele que luta pelos seus direitos em um país onde jogador de futebol é herói enquanto um médico ou um professor é apenas mais um. Brasileiro é aquele que vai nas ruas gritar por um país mais justo, com uma infra estrutura de qualidade para seus cidadãos. Brasileiro é aquele que sabe o hino nacional ao de cor e o canta todos os dias na escola sem reclamar. Brasileiro é aquele que tem vontade de estudar e de vencer na vida. Brasileiro é aquele que ama sua cultura regional e que não a mudaria por nada. Enfim, brasileiro é aquele que expressa sua opinião com respeito, mesmo estando em um país onde a opinião de alguém é vista como uma coisa ruim.

Sinceramente, eu acho essa Copa uma piada. É óbvio que o Brasil não está nada preparado para esse tipo de evento e é óbvio que o mesmo irá vencer, pois está tudo combinado, basta você, querido brasileiro, enxergar.

E basta você, refletir sobre o que é realmente ser brasileiro. 

8 comentários:

  1. concordo em grande parte com vc, as pessoas cobram o ano todo melhorias mas na hrade votar tem preguiça e votam em qualqer um e ainda qrem q td melhore d-a-r-k-paradise.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Concordo com algumas coisas,mas na verdade o Brasil é assim por nossa causa,lutamos como leões por direito,saúde,educação e na época de eleições,votamos como jumentos!O povo não aprende e votam errado outra vez!
    Beijos!!!
    http://maquiandosemregras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a questão do que é ser brasileiro. Sabe, eu também acho que o Brasil tem coisas que precisava investir e que não era hora de ter Copa por aqui, poxa, mas a alegria do brasileiro é no futebol, e em casa ainda... Já que gastaram tanto com isso, acho que o melhor é aproveitar, porque ser brasileiro também é torcer, agora, quanto a questão da copa ser comprada, realmente não acredito, é tanta gente envolvida que se tivesse algo do tipo, a ainda mais tão polêmico, vazaria.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Concordo com a questão da copa, realmente acho que com tudo que está indo de mal a pior, investir em uma Copa não é a melhor opção. E reclamar e protestar agora também não ajuda, deveriam ter votado melhor e feito os protestos antes, agora deixa rolar, não vão parar a Copa agora.
    Beijos
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Nossa, super concordo contigo, o Brasil não está estruturado para receber um evento de grande porte. E todos peçam que ser brasileiro é só ficar gritando "VAI BRASIL!" , e não é bem assim. Muitas pessoas não tem orgulho do seu pais, e na hora do jogo finge ter.
    http://confissoesdeumagarota2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Amei de coração esse post, me motivou e muito, tornou meu espírito patriota maior.achei linda a descrição do povo brasileiro gente guerreira! amei linda

    Www.charmenamake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olha, concordo em boa parte do que você escreveu nesse post, Monique.
    Os brasileiros julgam tanto os políticos (corruptos, sim), mas esquecem da responsabilidade que cada um tem nisso. Uma pessoa não se torna presidente, deputado, governador se NÓS não votarmos!
    Do que adianta fazer protestos, reclamar, julgar, se na hora de votar fazem tudo errado? O povo fala fala fala e na hora de votar, se cala.
    O grande problema da população brasileira é esse.
    Agora que a porcaria (desculpe a palavra) já está feita, agora que o dinheiro já está gasto, temos que aproveitar messssmo. O dinheiro é nosso, não? O meu protesto eu faço na urna.
    Ótimo post, e melhor ainda o conteúdo.

    Depois dos Dezoito

    ResponderExcluir
  8. Tirando a parte final sobre ser óbvio que o Brasil vai ganhar e a crítica a copa que vem sendo bem ferrenha em varios lugares ... concordo com o que disse. Um bom texto!

    ResponderExcluir

© Inverno de 1996 | Layout por A Design