Desconstruindo Estereótipos #2 - Minas Gerais



Olá leitores! Hoje, no segundo post do Projeto Desconstruindo Estereótipos, nós vamos conhecer mais sobre o estado de Minas Gerais.

Antes de tudo, hoje está tendo um 'twitaço' no Twitter, com a hashtag #UmMinutoDeSirene, promovido pelo Greenpeace Brasil, para lembrar os seis meses da tragédia que aconteceu em Mariana - MG. Nós não esqueceremos!

Bom, agora vamos ao post!
Entrevistei as minhas amigas virtuais: Lorena, Maria Fernanda, Aléxia e Pollyana. Elas são mineiras e me contaram as seguintes curiosidades sobre Minas Gerais:


- Os mineiros sempre usam as gírias "uai" e "trem". Aléxia explica o significado dos termos:


"O significado de 'uai' pode ser interpretado como uma expressão de dúvida ou também para reforçar algo que já foi dito. O 'trem' serve para literalmente tudo, quando queremos falar de algo e esquecemos a palavra (não necessariamente esquecimento, na maioria das vezes usamos por puro vício de linguagem mesmo) usamos 'trem' quando queremos especificar algo também. É ótimo e todo mundo aqui entende essas variações linguísticas bem mineirinhas." 

- Outras gírias são faladas em Minas, como por exemplo: "nó", "sô", "arredar", "fragar", "vei", ''cê'', ''sô'', ''nó'', ''tiquim'', entre outras.

- As meninas explicam ainda que o clima em Minas nem sempre é quente e que tem sim dias frios. "Mas nada comparado ao tempo do Sul", comenta Maria Fernanda. 

- Um estereótipo comum que as pessoas têm sobre Minas, é que todo mundo é caipira. Isso é verdade ?

Pollyana: Claro que não. As pessoas normalmente pensam que vão chegar aqui e só encontrar caipiras. Mas somos como outra cidade qualquer. Temos pessoas de todos os tipos. Acho errado esse preconceito ainda existir.

Lorena: Não mesmo! Minas tem diversas pessoas, de diversas maneiras, é errado generalizar. Temos pessoas simples, pessoas mais ''chiques'', pessoas de cidade grande, do interior. Diversos jeitos e costumes. 

Maria: Os ''caipiras'' se encontram mais no interior do estado. Na capital, por exemplo, não tem muitos.

Aléxia: Não é totalmente assim, mas às vezes aqui em Belo Horizonte vejo uma carroça no meio de uma Avenida bem movimentada (risos). Ou algum cavalo sozinho, ou galinhas, no meio de alguma rua. Mas as pessoas não são caipiras, elas tentam se enquadrar no mundo de hoje e conseguem totalmente. Minas Gerais é bem sudeste, apesar de sermos um pouco mais calorosos e falarmos de um jeito mais "caipira".




São Tomé das Letras
- "Todo mineiro ama praia, então temos a mania de qualquer brecha, qualquer feriado ou férias, irmos a algum estado com praia. As mais comuns são as do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, que são as mais coladas em Minas Gerais e fáceis de irmos. É impressionante, mas a gente sempre encontra (sem querer ou não) com alguém conhecido de Minas em alguma praia que vamos." (Aléxia)

- "Nossos principais costumes são de fazer comidas típicas de Minas, como o franguinho com quiabo, a feijoada mineira, o pão de queijo, o café com leite, nossos doces, o angu que é feito de fubá, etc." (Lorena)


Mirante do Papa
- "Uma curiosidade sobre a palavra ''uai'' é que foi na realidade uma senha utilizada pelos inconfidentes para se protegerem da polícia lusitana e quer dizer: união, amor e independência." (Maria Fernanda)

- "Gostamos de coisas ao ar livre, então sempre que tem algum evento interessante (aqui em Belo Horizonte) em alguma praça, por exemplo, parece que a cidade inteira vai de tão lotado que o evento fica." (Aléxia)

Ouro Preto
- "Amamos ir em bares. Amamos sentar com pessoas queridas e bater um papo em algum bar ... E o que mais tem por todo o estado é bar. Algumas pessoas nem bebem álcool, mas adoram um bar (risos)." (Aléxia)

- Pollyana listou para nós algumas curiosidades sobre Minas Gerais: 

* Alberto Santos Dumont, conhecido como "o pai da aviação" era mineiro.

* Em Minas existem vários alambiques - é o local onde são feitas as cachaças.

* Minas Gerais tem mais de 800 municípios.


* Mariana (a cidade aonde aconteceu o desastre da Samarco) foi a primeira capital de Minas Gerais.


Lagoa da Pampulha
Para finalizar esse post maravilhoso, as meninas convidam vocês à conhecer Minas Gerais:

Lorena: Venha conhecer Minas Gerais, você não vai se arrepender! Minas é um estado alegre, de pessoas alegres e humildes. Um estado com uma cultura riquíssima, que tem muitos museus interessantes, lugares encantadores, igrejas lindas, histórias incríveis e muito mais. Não posso esquecer de falar da comida, a melhor parte! Em Minas você come muito bem, come comidas deliciosas, comidas típicas e apetitosas, como pão de queijo, frango com quiabo, broa de queijo, feijoada, etc. Minas é um estado que se você visitar, sempre vai ficar com um gostinho de ''quero mais''. 

Pollyana: Bom, quem quiser conhecer Belo Horizonte (ou qualquer outra cidade do estado) pode ter certeza de que será muito bem vindo e muito bem recebido com um café coado e um pãozinho de queijo. Pra quem busca sossego, tranquilidade, agitação, festas, histórias, aprendizado, cachoeiras e ótimas comidas, Minas é o lugar certo. Como dizem em algumas canções "Ó Minas Gerais, quem te conhece não esquece jamais!"

Aléxia: Acho que todo mundo que tiver uma oportunidade, deveria conhecer Minas Gerais. Há muito que descobrir aqui, há muito que se encantar aqui. Temos pessoas calorosas que te acolhem sempre, temos comidas maravilhosas (tropeiro, feijoada, frango com quiabo, pão de queijo, canjiquinha, etc), uma cultura riquíssima desde congados (uma manifestação religiosa que até hoje é muito frequente em cidades no interior do estado), até a forte tradição de frequentar e conhecer muitos bares (risos). As construções também são bem antigas, podemos ver muito em cidades históricas, que carregam muita coisa e muita luta. Sobre religião, acredito que seja a mesma coisa na maior parte do Brasil ... e bom, o futebol também, porém o Cruzeiro faz parte da cultura mundial, pra mim, não só pra Minas (risos).

Maria: Venham conhecer nosso estado que é muito conhecido por nossas comidas típicas, história rica que remonta o Brasil Colônia e nossa cultura! Gostamos muito de sentar em grupo e contar casos tomando um bom café quente e comendo o famoso pão de queijo!



É isso gente, espero que tenham gostado do post e que estejam gostando do projeto!
Se vocês quiserem participar e falar sobre o seu estado, avise nos comentários ou me mande um e-mail: moniquedieli@hotmail.com.

Obrigada às meninas, por reservar um pouquinho do tempo delas para responder as perguntas e por me ajudar nesse projeto. Obrigada mesmo <3

Sigam elas em suas redes sociais:
Aléxia - Instagram
Pollyana - Twitter
Lorena - Instagram
Maria Fernanda - Tumblr

Beijos e até a próxima <3

3 comentários:

  1. Gostei de conhecer mais sobre Minas Gerais. Só conheci as gírias que usavam lá.
    Muito legal, trocar essas ideias com as meninas de lá.
    Beijos e confere o blog que tem promoção.
    neversaynever-believe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei o post muito legal, não sabia de várias coisas! Só conheço as gírias e a comida (que é ótima!), haha. Nunca fui pra Minas, mas queria muito ir.

    Beijos!
    Vestindo o Tédio

    ResponderExcluir
  3. WAAAA Que legal :3
    Sou de Minas e sinceramente eu acho a comida daqui a melhor do mundo <3
    Parabéns pelo post <3

    http://diariodelolivlet.blogspot.com/

    ResponderExcluir

® Inverno de 1996 | Layout por A Design